Contier Arquitetura participa de evento histórico em Florianópolis

mar - 2014

Foi realizado, em Florianópolis, SC, o 1º Seminário Estadual BIM – “Uma Nova Forma de Fazer Engenharia e Arquitetura”, onde o arq. Contier, em sua palestra “Caminho sem Volta – Um Novo Olhar”, apresentou os conceitos, desafios e oportunidades do BIM, além de casos de sucesso de Contier Arquitetura na matéria.

O evento, organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina, com coordenação do eng. Rafael Fernandes, teve um público estimado em 1.000 participantes, com transmissão em videoconferência para universidades do Rio Grande do Sul, Paraná e do próprio estado. Um número inédito de público no Brasil. Além do Arq. Contier, outros oito palestrantes se revezaram no palco, demonstrando o peso do evento: Adriano Oliveira, Alexandre Fitzner, Alice Cybis Pereira, Carlos Olsen, Darley Voltolini, Fernando Correa, Leonardo Manzione, Washington Luke.

O Secretário de Planejamento Murilo Flores, anunciou no evento o lançamento do edital para contratação de projeto em BIM de dois importantes hospitais catarinenses, apresentados pela Secretária da Saúde, Tânia Eberhardt. Completando, o secretário anunciou que, até 2018, o Estado de Santa Catarina estará contratando seus projetos exclusivamente em BIM. Esse anúncio, somado ao número de participantes e ao edital, transformaram o seminário num marco histórico para a Cadeia da Construção.

O arq. Contier, em sua fala final, destacou o protagonismo que Santa Catarina assumia aos olhos do Brasil lançando uma política pública para o BIM, realidade já presente em países como EUA e Reino Unido. Acrescentou que essas políticas públicas são fundamentais para os esforços de transparências nas contratações governamentais. Terminou esperando que a Ação de Governo possa ser encampada pelo Brasil e se tornar uma Política de Estado.